quinta-feira, 4 de junho de 2009

SÃO JORGE (OGUM)


FOTO *Peça de gesso - 20 cm - R$: 45,00 (Demonstração - cód: S1)

DIA: 23 de abril
AUXILIA EM TRABALHOS COMPLICADOS, DISPUTAS, DESENTENDIMENTOS.

A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos.

São Jorge atrai milhares de fiéis às celebrações em homenagem ao seu dia (23 de abril). O santo guerreiro é festejado por católicos e praticantes das religiões afro-brasileiras. Os católicos acreditam que São Jorge é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade. Nas religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, este Santo corresponde a Ogum. Os praticantes o invocam como protetor, defensor das almas contra o demônio, tentações e suspeitas de feitiço.

SÃO JORGE

De acordo com a lenda, São Jorge era um guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano. Converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.

A imagem de São Jorge é representada por um jovem vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco com uma lança atravessando o dragão. A figura do santo está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras.
A lenda mais famosa conta que um dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma cidade do Oriente, trazendo morte com seu hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem mulheres para serem devoradas. Um dia coube à filha do Rei ser oferecida. No momento apareceu um cavaleiro vindo da Capadócia, na atual Turquia, montado em um cavalo. Era São Jorge. O santo enfrentou o fogo que saía da boca do dragão e as nuvens de fumaça que eram expelidas. Após um combate, São Jorge venceu o dragão, com sua espada e sua lança.

12 comentários:

  1. Querida Thais!! Que lindo blog!!!Que todos os Santos te tragam sucesso e prosperidade!!!
    Mil beijos desta tia que te ama!!!
    Margarita

    ResponderExcluir
  2. olá eu sou devota a SAO JORGE há um ano ele nunca me deixou um minuto sozinha sempre me ajudou em tudo nele depozito todas minhas caminhadas confiu nele e sempre confiarei converso com ele ,sei que ele anda na minha frente apenas o sigo

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Também me identifico muito com ele. É um dos que mais gosto. Adoro sua história, sua imagem e a força com que ele nos ajuda quando precisamos.

    Um abraço!
    Thaís Rosa

    ResponderExcluir
  4. oi Thaís...lindo blog..
    sou devota de são Jorge e ele nunca me deixo sozinha..está sempre ao meu lado!!!
    Parabéns pelo blog..beeijo Marina_RIO GRANDE DO SUL

    ResponderExcluir
  5. estou desesperada meu filho cometeu um erro e agora pode ser preso por isso eu sei que ele erroumas ele e jovem e naõ pensou nas conscequencias,ele e maravilhoso todos os que o conhecem adoram ele ele naõ tem nem inimigos so de pensar que ele pode ficar preso me apavoram.descobrir que ele e filho e protegido de são jorge entaõ vou ser devota dele para tentar proteger meu filho.eu sempre me sempatizei com o santo eu pedi para o meu filho tatooar são jorge e ele me respondeu que sim .gostaria que todas as mães me ajudem nesta hora tão dificiel para minha familia eu sei que ele nunca mais fara nada de errado.agradeço ja pela atençao de todos muito obrigada e que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  6. sou filho do grande ogum são jorge e fico muito feliz portudo isso!

    ResponderExcluir
  7. muito interessante este blog continue assim sou afilhada de ogum. muita luz para você.

    ResponderExcluir
  8. também tenho fé em São Jorge guereiro,pq também sou guereira.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Tenho muita fé em são Jorge Guerreiro vencedor de todas as demandas, sou devotíssimo neste santo guerreiro todos os dias ao sair de casa para o trabalho, peço permissão e proteção.
    Salve São jorge meu pai querido.

    ResponderExcluir
  10. oi sempre gostei da imagem de sao jorge i agora vou fazer um voto com ele e sei que vai ser realizado mais gostaria de saber qual dia que posso aseder vela pra oferecer a ele bejos valeu

    ResponderExcluir
  11. oi ja tem dias que eu estou atravessando momentos de dificudades mais peco pra sao jorge mim ajudar e tenho certeza que ele ja esta mim ajudando pois sinto uma enorme forca neste santo querreiro. AGORA SOU DEVOTA DELE .

    ResponderExcluir
  12. TENHO SÃO JORGE E IANSÃ E UMA CIGANA QUE GANHEI NÃO SEI COM COLOCAR EM MINHA CASA GOSTARIA DE UMA DICA POIS GOSTO MUITO DESTES SANTOS QUERIA O MELHOR LIGAR PARA ELES

    ResponderExcluir

Oi, ficamos muito felizes com o seu comentário!