sábado, 6 de junho de 2009

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

FOTO *Peça de gesso - 21cm - R$: 45,00 (Demonstração - cód: A2)

DIA: 12 de outubro
AUXILIA EM CURAS, PAZ NA ALMA, CONSOLO EM MOMENTOS DE AFLIÇÕES

Aparecida é um título dedicado a Maria Santíssima, Mãe de Jesus. O seu santuário localiza-se em Aparecida, no estado de São Paulo, e a sua festa é comemorada, anualmente, em 12 de outubro. Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil.

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando, chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais. Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescador que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, em 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Começou então a veneração a essa imagem. Posta num oratório, “ajuntava-se a vizinhança a cantar o terço e mais devoções”. Era o início de um fervor popular que cresceria mais e mais com o passar do tempo, até dar origem ao Santuário Nacional de Aparecida.

Um comentário:

Oi, ficamos muito felizes com o seu comentário!