sexta-feira, 5 de junho de 2009

SANTA RITA DE CÁSSIA


FOTO *Peça de gesso - 20cm - R$: 45,00 (Demonstração - cód: R1)


DIA: 22 de maio
AUXILIA NAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADAS.


Santa Rita nasceu em um pequeno povoado chamado Rocca Porena, situado na região de Cássia, na província da Úmbria, no centro da Itália. Na Úmbria nasceram muitos filhos ilustres, entre eles São Francisco de Assis, São Bento e Santa Clara, além de Santa Rita.

No dia 22 de maio celebramos a vida santa da esposa, mãe, viúva e depois religiosa: Santa Rita de Cássia que tornou-se popular pela sua intercessão em casos impossíveis. Nascida em 1381 de uma pobre família que muito bem comunicou-lhe a riqueza que é viver o Evangelho. Desde pequena manifestava sua grande devoção a Nossa Senhora, confiança na intercessão de São João Batista e de Santo Agostinho.

No coração de Santa Rita crescia o desejo da vida religiosa, porém foi casada pelos pais com Paulo Ferdinando, que de início aparentava de boa índole, porém começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão. Santa Rita de Cássia grande intercessora sofreu muito com o esposo, até que este foi assassinado e acabou gerando nos dois filhos gêmeos grande revolta e vontade de vingança. Santa Rita de Cássia se entregava constantemente a oração, e ao testemunho de caridade, tanto que perdoou o esposo e assassinos, mas infelizmente perdeu cedo os filhos. Como viúva conseguiu a graça de entrar na vida religiosa. Chagada, e em meio a novas situações humanamente impossíveis, conseguiu superar com a graça de Deus todos os desafios pela santidade.

AS ROSAS DE SANTA RITA

As rosas sempre estiveram associadas a Santa Rita, devido ao prodígio ocorrido num ano de rigoroso inverno, período em que estas flores não são produzidas pela natureza. Há diversos testemunhos que relatam este episódio. Pouco antes de morrer, aos 76 anos, Santa Rita, então monja agostiniana, pediu a uma familiar que lhe trouxesse rosas de sua terra natal, na Itália. "Impossível. Agora é inverno", disse a visitante. Santa Rita disse: "Vá e encontrarás o que peço". E foi o que aconteceu. Em memória a tal prodígio, as religiosas cultivam, no mosteiro de Santa Rita, um belíssimo roseiral.

3 comentários:

  1. Santa Rita!

    Thaís, muito bacana o blog, gostei muito que cada santo tem uma foto e descrição. Muito legal mesmo!!

    bjoca da amiga Rita!

    ResponderExcluir
  2. É claro que a Rita iria comentar aqui! hehe

    ResponderExcluir

Oi, ficamos muito felizes com o seu comentário!