terça-feira, 18 de agosto de 2009

SANTA JOANA D'ARC



FOTO *Peça de gesso - 20cm - R$: 45,00 (Demonstração - cód: D1)


DIA: 30 de maio
CANONIZADA EM 1920, PADROEIRA DA FRANÇA.

Joana d’Arc foi uma das mulheres mais fortes e guerreiras que o mundo já conheceu. Nasceu em 1412, no vilarejo de Domrémy, França. Pertencia a uma família de camponeses, foi educada para ser uma boa esposa e era praticamente analfabeta. Ao completar 13 anos a jovem passou a ouvir vozes sagradas: São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida. Uma das orientações das vozes tratava sobre política, dizendo que deveria coroar o príncipe herdeiro do trono, Carlos, mais conhecido como delfim, e salvar a França dos ingleses. Joana foi concebida no ápice da Guerra dos Cem Anos, conflito que se iniciou em 1337 e teve fim em 1453.

Joana tinha 16 anos de idade e com os conselhos das vozes santas na cabeça decidiu que iria coroar o rei. Tinha consciência de que a paz só seria possível com uma França forte, e que o país só atingiria tal objetivo quando o delfim recebesse a coroa. Com cada vez mais soldados jurando lealdade à Joana, foi concebido um exército para o seu propósito. Apesar de estarem em menor número, os franceses contavam com a força, coragem e garra de Joana. A batalha durou alguns dias e os ingleses recuaram.

Em maio de 1429, a França obteve sua primeira grande vitória militar e Joana d’Arc realizou sua missão: coroar delfim. Com isso, Joana havia atingido seu objetivo maior, só que sua ambição militar falou mais alto. Partiu para Paris a fim de expulsar os ingleses, onde foi derrotada. Seus soldados partiram em retirada, mas seu espírito guerreiro resistiu. Foi capturada, tentou escapar das prisões, mas não obteve êxito.

Em 1430, foi levada a julgamento no tribunal inglês e todas as acusações eram de ordem religiosa: bruxa, herege, idólatra, entre outras. Sua sentença foi ser queimada viva aos 19 anos de idade.

5 comentários:

  1. Oi Thaís! td bem? obrigada pela visita e pelo comentário lá no Brincando de Decorar! será sempre bem vinda! achei muito interessante o tema do seu blog! Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi Thais

    Adorei seu blog, sou fã de santinhos e oratórios também.
    Faço alguns mini oratórios e minha irmã vende na loja dela.Achei muito linda essa imagem branquinha com as flores aplicadas!!!

    bjus ana maria
    jeito de casa

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaís preciso falar contigo com urgência...tenho uma encomenda pra amanhã pela manhã...8 h de uma santa rita..de 20cm..me liga 96626767 ou manda me add no msn..juli1306@terra.com.br
    LIGA A QQ HR DA MADRUGA MESMO...SE TIVERES UMA DISPONÍVEL NESSAS CARACTERÍSTICAS..OBRIGADA..

    ResponderExcluir
  4. Já assisti o filme retratando sua vida...adorei...e ficou linda essa imagem!!!!!
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Sim, a história de vida da Joana D'Arc é muito interessante! E o filme também é muito bom. Essa mulher era muito guerreira mesmo.

    ResponderExcluir

Oi, ficamos muito felizes com o seu comentário!