quarta-feira, 1 de julho de 2009

SÃO JERÔNIMO


FOTO *Peça de gesso - 20cm - R$:45,00 (Demonstração - cód: J1)

DIA: 30 de setembro
PADROEIRO DOS ESTUDOS BÍBLICOS, DOS TRADUTORES E BIBLIOTECÁRIOS


São Jerônimo nasceu na Dalmácia em 340 d.C., e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja, como ninguém nas Sagradas Escrituras o foi.
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma, e assim conheceu Jesus e recebeu do Papa Libério, o Batismo, que o levou a formar uma pequena comunidade religiosa, inclinado pela radicalidade. Fez uma forte experiência monacal, e logo em seguida dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de São Gregório da Sagrada Escritura.
Ordenado sacerdote e monge, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão para o latim, língua oficial da Igreja, a Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. Saiu de Roma, e foi viver na Terra Santa, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro dos estudos bíblicos e fixou "o dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte.

SÃO JERÔNIMO NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Tanto para o candomblé quanto para a umbanda, Xangô é o deus do trovão e da justiça. Ele é associado a dois santos católicos: São Jerônimo, que no final do século 4 traduziu alguns livros da Bíblia do hebraico e do grego para o latim, ou São João, que pregava a conversão religiosa e batizou Jesus.

4 comentários:

  1. quem é na verdade xango, são jerônimo ou são joão ?

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Xangô é associado a São João e São Jerônimo. Alguns orixás são associados a mais de um santo católico. Esse seria um desses casos, mas cada santo católico tem a sua história.

    Um abraço,
    Thaís Rosa

    ResponderExcluir
  3. queria saber a data exata que sao jeronimo foi batizado! na net entra en contradiçoes

    ResponderExcluir
  4. xangô meu pai da justiça,e do amor!que vem como enviado de são jerônimo.para me protejer,me livrar das maldições,e negatividades.faça justiça por mim,que fraco sou!pede ao grande mestre jesus,força e luz,para que eu seja um vencedor.

    ResponderExcluir

Oi, ficamos muito felizes com o seu comentário!