quarta-feira, 1 de julho de 2009

A RELAÇÃO ENTRE OS SANTOS CATÓLICOS E OS ORIXÁS



Cada um dos 16 orixás - as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda - corresponde a um ou mais santos católicos. Dá para explicar essa ligação contando um pouco da história do período colonial no Brasil. Naquela época, chegaram ao país os primeiros africanos de origem iorubá, um povo que ocupava a região onde hoje ficam Nigéria, Benin e Togo. A religião dos iorubás era o candomblé, mas eles aportaram no Brasil como escravos e não podiam cultuar suas divindades livremente - você sabe, a religião oficial do país era (e é) o catolicismo. Por causa dessa proibição, os escravos começaram a associar suas divindades com os santos católicos para exercerem sua fé disfarçadamente. Como os santos católicos são bem numerosos, existem divindades que são identificadas com mais de um santo. Por exemplo: Oxóssi, o rei da caça, é associado a São Jorge e a São Sebastião. "Essa relação com um ou outro santo depende da região do país, variando de acordo com a popularidade do santo no local", diz o sociólogo Reginaldo Prandi, autor do livro Mitologia dos Orixás. Claro que a associação não é exata: ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais. Bom, só faltou falar um pouquinho da relação dos orixás com a umbanda, uma religião genuinamente brasileira, surgida na década de 30 no Rio de Janeiro a partir da combinação de elementos do candomblé, do catolicismo e do espiritismo. Assim como o candomblé, a umbanda também cultua os orixás. Mas os umbandistas representam essas divindades com imagens diferentes, além de cultuarem outros três espíritos, o preto-velho, o caboclo e a pomba-gira. Nenhum deles aparece no candomblé.


Veja como as cinco principais entidades do candomblé e da umbanda se relacionam com as católicas:

ORIXÁ: Iemanjá
SANTA CATÓLICA: Nossa Senhora da Conceição
Iemanjá é a deusa dos grandes rios, mares e oceanos. Na umbanda, ela é cultuada como mãe de muitos orixás e identificada com Nossa Senhora da Conceição - uma das manifestações católicas da Virgem Maria, mãe de Jesus. No candomblé, ela é representada como uma negra e usa roupas africanas.

ORIXÁ: Iansã
SANTA CATÓLICA: Santa Bárbara
Esposa de Xangô, a Iansã do candomblé e da umbanda é a deusa dos raios, dos ventos e das tempestades. Na doutrina católica, ela corresponde a Santa Bárbara - também uma protetora contra raios, tempestades e trovões.

ORIXÁ: Xangô
SANTO CATÓLICO: São Jerônimo e São João
Tanto para o candomblé quanto para a umbanda, Xangô é o deus do trovão e da justiça. Ele é associado a dois santos católicos: São Jerônimo, que no final do século 4 traduziu alguns livros da Bíblia do hebraico e do grego para o latim, ou São João, que pregava a conversão religiosa e batizou Jesus.

ORIXÁ: Ogum
SANTO CATÓLICO: Santo Antônio e São Jorge
Para a umbanda e o candomblé, Ogum é o orixá da guerra, capaz de abrir caminhos na vida. Por isso, costuma ser identificado com Santo Antônio, o "santo casamenteiro", ou com São Jorge, santo guerreiro que é representado matando um dragão.

ORIXÁ: Oxalá
SANTO CATÓLICO: Jesus
Na umbanda e no candomblé, Oxalá é a divindade que criou a humanidade - por isso, ele se equivale a Jesus, uma das manifestações do Deus triuno do catolicismo (pai, filho e espírito santo). Além de ter modelado os primeiros seres humanos, Oxalá também inventou o pilão para preparar inhame e é considerado o criador da cultura material.

12 comentários:

  1. Ola Thais!!

    Conheci seu blog através do blog Casa al mare, e me apaixonei pelo seu trabalho!!
    Nossa é de uma delicadesa infinita, de um bom gosto tremendo!!
    Vc consegue através da sua arte passar tranquilidade e principalmente Paz!!
    Parabéns pelo dom!!
    Vou seguir seu blog assim poderei admirar seu trabalho
    Tenha um lindo dia
    Bjkas
    Karen

    ResponderExcluir
  2. olá

    Adorei o seu blog até porque adoro arte sacra e também pinto gesso e marfinite, em outro estilo, mas achei a sua pinura linda de mais

    www.coisasdaaldeia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nanã casa orixá oi,das 201295:basdera hauoia(assimkasa)é orixá

    ResponderExcluir
  4. para mim todos os santos da católica sao os mesmos da umbanda. em uma revista que eu tenho explica tudo isso. que os católicos estavam perdendo seus fieis para a igreja evangélica e entao começaram a "adotar" os santos da umbanda para criar uma coisa nova. e pior que conseguiram porque ta escrito na biblia que no apocalipse vai ser a minoria da populaçao do mundo que vai ir pro céu, e a maioria vai ir para o inferno.
    bjs obrigado pela atençao e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  5. "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32
    E SABE QUE VEDADE É ESSA?
    "E disse-lhes JESUS: EU SOU O CAMINHO,e A VERDADE e A VIDA; ninguém VEM ao PAI senão por MIM" João 14:6
    Amados, a Bíblia nos ensina que não há nenhum outro intermediário entre Deus e o Homem, e Ele é o único que morreu e ressucitou, e está VIVO! Fale com Ele, Ele tem tudo de melhor para t dar. Sua volta está próxima, a natureza, os fatos trágicos nos jornais, tudo isso são sinais da sua volta (leia Mateus 24).Ele é o maior interessado na sua salvação, não fique de fora, Ele t ama, e ainda há tempo (mto pouco)E isso (a salvação)Jesus Cristo pode dar gratuitamente.
    Jesus Cristo é seu Salvador?
    Se Ele não for, você pode começar uma nova vida agora mesmo.
    confesse a Deus que você é um pecador; Diga a Deus que você quer que Jesus seja seu Salvador e Senhor da sua vida.
    Jesus pagou por seus pecados, com sua morte na cruz. Através da sua fé em Jesus, você poderá ter uma nova vida.
    Seus pecados serão perdoados e você terá vida eterna. Agradeça a Deus agora mesmo:
    O perdão dos seus pecados e a graça da vida eterna!!!

    "Creia no Senhor Jesus e você será salvo" Atos 16.31

    ResponderExcluir
  6. OI THAIS ,
    AMEI O SEU BLOG...PERFEITO!!
    ME AJUDOU MUITO

    ResponderExcluir
  7. Jesus disse: muitas são as casas de meu Pai. Ele não estipulou religião para os seus seguidores e nem mencionou o nome de alguma. Nada acontece sem a permissão do Senhor Nosso Pai, e a Umbanda surgiu mais para somar que para dividir. Os Umbandistas respeitam e até admiram todos os credos voltados para o bem e a caridade. O nosso Mestre Jesus disse ainda: a árvore boa dá bons frutos, a árvore má, dá maus frutos, não pode dá bons frutos.Cuidado com os falsos profetas, pelas vossas palavras vos conhecereis. Umbanda significa: Um=Deus, banda=povo, ou seja: POVO DE DEUS. Umbanda é vida, é Luz, é Amor é Caridade. SARAVÁ A TODOS OS FILHOS DA LUZ!

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana seu Blog... Perfeito!
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo seu blog... Parabéns é sempre bom compartilhar com os amigos que pensam como nós! Um abraço!!

    ResponderExcluir

Oi, ficamos muito felizes com o seu comentário!